O ombro doloroso é um sintoma frequente no adulto, tendo maior incidência após os 40 anos de idade. Aproximadamente 10 a 16% da população geral declara mais de 1 episódio de dor no ombro ao longo da vida.
CAUSAS MAIS COMUNS:
Diversos processos podem originar um quadro clínico de dor no ombro, entre eles alterações inflamatórias dos tendões (com ou sem calcificação) e doenças degenerativas ósseas ou miotendinosas.
A principal queixa no consultório é a lesão do manguito rotador. Ele é formado por 4 músculos e seus tendões, sendo responsável pela movimentação e estabilidade do ombro. Dores no ombro relacionadas ao manguito roteador acometem 20% da população geral e até 50% dos pacientes acima de 80 anos.
A sobrecarga, o trauma ou a degeneração são causas comuns de ruptura ou inflamação de um ou mais tendões desse conjunto, causando dor e algumas vezes perda de força e limitação de movimento.
O QUE FAZER EM CASO DE DOR NO OMBRO?
O tratamento deve ser direcionado de acordo com o tipo e tamanho de lesão. Sendo assim, o recomendado é sempre procurar seu médico o quanto antes.